Cadastro Único

 

O Cadastro Único para Programas Sociais reúne informações socioeconômicas das famílias brasileiras de baixa renda – aquelas com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Essas informações permitem ao governo conhecer as reais condições de vida da população e, a partir dessas informações, selecionar as famílias para diversos programas sociais.

 

No que tange ao número de famílias, a base de dados conta com 281.615 cadastros, sendo 129.976 beneficiárias do Programa Auxílio Brasil, programa criado por meio da Medida Provisória nº 1.061, de 09 de agosto de 2021 e que substituiu o Programa Bolsa Família.

 

Em 2021, a SEMASC, por meio das unidades de atendimento, realizou 114.947 atendimentos, entre visitas, orientações, carteira do idoso, inclusões e atualizações cadastrais.

 

Atualmente, os CRAS estão atendendo mediante agendamento, de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h. A lista com os endereços e contatos dos CRAS está no link abaixo.

 

https://semasc.manaus.am.gov.br/cras/contato-e-areas-de-abrangencia-dos-cras/

 

Documentos Originais Necessários para Inclusão/Atualização de Cadastro:

  • Comprovante de Residência
  • Recibo de Aluguel

* Responsável, Companheiro (a) e Maiores de 18 anos

  • Identidade
  • CPF
  • Título de Eleitor
  • Carteira de Trabalho
  • Comprovante de Renda/Contracheque

* Dependentes Menores de 18 anos

  • Certidão de Nascimento
  • Declaração Escolar atualizada (válida por um mês a partir da data de emissão)

 

Nos casos em que exista a necessidade de exclusão ou transferência de membros do cadastro, outros documentos podem ser solicitados, como: Comprovante de Divórcio, Dissolução de União Estável, Pensão Alimentícia e/ou Termo de Guarda Definitiva.