O que é?

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) 

 

Manaus conta com cinco unidades, que ofertam atendimento especializado a famílias e indivíduos que vivenciam situações de vulnerabilidade, com direitos violados, geralmente inseridos no núcleo familiar. Famílias nesta situação têm a convivência familiar mantida, embora os vínculos possam estar fragilizados ou até mesmo ameaçados. O trabalho é realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi).

 

Os principais casos atendidos no Creas são: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; abuso e/ou exploração sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; abandono; vivência de trabalho infantil; discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes.

 

Serviços Ofertados no Centro de Referência Especializado de Assistência Social:

  • Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI);
  • Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias;
  • Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA), e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC); (Em processo de Municipalização);
  • Serviço Especializado em Abordagem Social.