01/11/19 | 12:59
Mais de 70 famílias vítimas do incêndio do Educandos recebem donativos

Mais 77 famílias vítimas do incêndio do bairro Educandos receberam os kits de donativos da Prefeitura de Manaus, nesta quinta-feira, 31/10, na Agência de Desenvolvimento Local (ADL/Cajual), localizada no Morro da Liberdade, zona Sul. A distribuição é coordenada pelo Fundo Manaus Solidária, com o apoio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Cada família recebeu um kit contendo cama, fogão, colchão (solteiro e casal), rede, travesseiros e lençóis (solteiro e casal). O cronograma de distribuição seguirá até o final do mês de novembro.

De acordo com a vice-presidente do Fundo Manaus Solidária, Mônica Santaella, desde o primeiro momento o Executivo municipal esteve prestando assistência às vítimas do incêndio no Educandos, que ocorreu em 17 de dezembro de 2018.

“As doações integram a campanha #ManausSolidária idealizada pela presidente do Fundo, Elisabeth Valeiko Ribeiro. Primeiramente, foram feitas as doações emergenciais que continham alimentos, materiais de higiene pessoal, roupas e entre outros.  Agora, entramos na fase de utensílios domésticos, que foram itens adquiridos pela prefeitura em complemento com doações recebidas da população. Inclusive, temos de destacar a contribuição feita pela Associação Chinesa do Amazonas e Instituto C&A, que doaram os fogões”, explicou Mônica Santaella.

Entregas

A distribuição dos donativos foi dividida por localidade onde cada família está morando atualmente, sendo a notificação realizada via ligação telefônica, informando a data de comparecimento para recebimento dos donativos. Vale ressaltar que os retardatários serão convocados para receberem os kits posteriormente.

“O mais importante aqui são os relatos que ouvimos das pessoas, e o agradecimento que cada um faz por todo envolvimento e acolhimento prestado pelo Executivo municipal. Atuar na assistência das famílias é uma preocupação do prefeito Arthur Virgílio Neto e da primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, que desde quando esse sinistro aconteceu, sempre estiveram acompanhando, acolhendo, dando atenção e assistência às vítimas”, salientou a titular da Semasc, Conceição Sampaio.

A dona de casa Régila de Menezes, 63 anos, afirmou estar se reerguendo aos poucos graças à ajuda recebida pela Prefeitura de Manaus. Hoje, ela mora de aluguel com o filho, e paga a sua parte das despesas com o auxílio-aluguel, no valor de R$ 300.

“Eu agradeço a Deus em primeiro lugar, e em seguida ao prefeito Arthur Neto, que nunca nos abandonou e  não mediu esforços para nos ajudar. A esperança sempre é a última que morre”, disse.

Atualmente, a entrega dos kits contempla as 539 famílias que ainda estão inseridas no benefício do auxílio-aluguel. A próxima ação acontecerá nesta sexta-feira 1º/11, e aproximadamente 60 famílias que, atualmente estão residindo na zona Sul, irão receber os kits de donativos.

Texto – Hudy Alves / Semasc

Fotos – Altemar Alcântara / Semcom