Mulher

Campanha de Combate à Violência contra a Mulher

 

 

Agosto Lilás
Campanha pelo fim da violência contra a mulher

 

A campanha foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto. Um dos motes do “Agosto Lilás” é a divulgação da lei que foi elaborada justamente para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial.

No Brasil, onde a população feminina sofre violência a cada quatro minutos e em que 43% dos casos acontecem dentro de casa, a necessidade de isolamento social neste período de pandemia pela COVID 19, traz uma preocupação real, pois para mulheres em situação de vulnerabilidade, isso pode ser trágico.

A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura apoio e proteção. Os canais da Prefeitura de Manaus – 0800 092 6644 e 0800 092 1407, além do “Disque 100” e o “Ligue 180”, funcionam 24 horas por dia, são gratuitos e confidenciais.

Mesmo que a vítima não registre Boletim de Ocorrência contra o agressor, vizinhos, amigos, parentes ou desconhecidos também podem utilizar os canais telefônicos ou ir a uma delegacia para denunciar uma agressão que tenham presenciado.

Após mudanças recentes na Lei, a investigação não pode mais ser interrompida, ainda que a vítima desista da ação.

Denunciando a violência, você pode salvar uma vida! O silêncio mata! Denuncie!