Notícias

Prefeitura de Manaus realiza festa de Natal para crianças autistas

A Prefeitura de Manaus, por meio do Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar), unidade gerenciada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta quarta-feira, 22/12, uma grande festa para as crianças autistas atendidas no espaço. A “Chegada do Papai Noel Azul”.

 

“A ideia da chegada do Papai Noel Azul, foi justamente em relação a garantir que o natal dessas crianças fosse inclusivo. Como a cor azul é o símbolo do autismo, trouxemos o Papai Noel Azul para representar essa magia do Natal”, afirmou a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes.

Durante a celebração foram feitas brincadeiras, entrega de brinquedos em parceria com o Fundo Manaus Solidária, momento de reconhecimento de servidores e pessoas que contribuíram com o trabalho do Eamaar ao longo do ano, lanches, além de entrega de cestas básicas aos familiares das crianças.

“Essa crianças não podem ir para o Natal da Ponta Negra ou Largo São Sebastião, porque tem muitas pessoas, além do barulho por ser movimentado, então criamos o “Natal da Inclusão” para nossas crianças autistas para que eles sintam-se inclusos”, destacou o diretor do Eamaar, Alexandre Mascarenhas.

Edineuza Coelho é mãe de Sabrina Brito, 10 anos, atendida pelo Eamaar desde 2016, e destacou a felicidade em ver a festa acontecendo e a felicidade pelas crianças terem sido lembradas e por terem um Papai Noel só deles.

“Estou achando a festa ótima, as crianças estão gostando, minha filha está tranquila aqui no evento. No Eamaar eles nos fazem sentir confiança e certeza que nossos filhos são capazes sim, de estarem no meio de pessoas e de terem uma festa legal só para eles”, finalizou.

O Eamaar possui cinco salas de atendimento, área de lazer com quadra poliesportiva, piscina, playground, além de consultório odontológico e clínico. O espaço conta com psicólogos, pediatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, odontólogos, assistentes sociais e profissionais de educação física adaptada. Conta ainda com profissionais de educação como psicopedagogos, pedagogos e professores de educação especial.

O espaço fica localizado no bairro Alvorada II, zona Centro-Oeste. A unidade possui, atualmente, 4.380 crianças e adolescentes cadastrados.

O autismo é um transtorno que afeta o desenvolvimento da criança ou adolescente em três áreas: linguagem, interação e comportamento.

— — —

Texto – Fabiana Araújo / Semasc

Fotos – Marcely Gomes / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjzw2Gc

Notícias relacionadas