21/12/19 | 11:19
Prefeitura de Manaus apresenta serviços e programas em I Mostra de Práticas Sociais

Para apresentar os serviços desenvolvidos pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), a Prefeitura de Manaus promoveu nesta sexta, 20/12, a I Mostra de Práticas Sociais do órgão, que desenvolve o trabalho de gerenciar quatro políticas públicas municipais. O evento ocorreu no auditório Isabel Victória de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede do Executivo municipal, localizada na avenida Brasil, no bairro Compensa.

“Nossa secretaria está mostrando o que ocorre no dia a dia, por meio da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto. Nós contamos com o apoio de todas as secretarias para possibilitarmos à comunidade melhores formas de desenvolvimento e de garantia de direitos”, destacou a titular da Semasc, Conceição Sampaio.

A mostra buscou destacar as atividades realizadas para o desenvolvimento das políticas públicas municipais da mulher, assistência social, direitos humanos e segurança alimentar e nutricional.

Cada departamento da Semasc levou um exemplo de serviços para o local, exemplificando a execução de projetos e programas por meio de vídeos institucionais e palestras. Houve depoimentos de pessoas que conseguiram resgatar seus direitos e sua cidadania.

“É uma forma de mostrar para a população o que fazemos todos os dias para eles. É muito gratificante ver que todo esforço vale a pena, ainda mais quando presenciamos as histórias que graças a Deus, tiveram finais felizes”, disse a diretora de Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), Lenise Trindade.

Os estandes foram montados com apresentações de banners explicativos, cartazes, maquiagens e cosméticos, doces e sucos de alimentos reutilizados, além de objetos de artesanato e enfeites de produção caseira, como sandálias bordadas, enfeites de Natal, cabanas, velas, sabonetes, guardanapos, lembranças e muito mais.

“Nós trouxemos o que fizemos pelas nossas próprias mãos e é maravilhoso estar com as técnicas e fazer parte desses projetos, a gente ocupa a mente e participa de muita coisa,” relatou a aposentada Maria Auxiliadora, 60 anos.

O grupo Ucalelê, do projeto Oca do conhecimento feito em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), animou a mostra com apresentações dos corais e grupos de crianças e adolescentes, junto com projeto Bombeiro Mirim com apresentações cívicas.

Texto – Jordana Santos/ Semasc

Fotos – Altemar Alcântara / Semcom