Sobre a Semasc

No município de Manaus, a assistência social é executada pela Semasc, contando com diversos equipamentos da rede voltados à população em situação de vulnerabilidade socioassistencial. As políticas públicas para proteção às famílias e aos indivíduos são essenciais para o desenvolvimento humano, formação da cidadania e promoção de igualdades. Os últimos anos foram marcados pela criação de novos centros de referência, ampliação de serviços e, principalmente, pela regulamentação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

 

Em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus e dos ajustes administrativos e orçamentários executados pela gestão municipal, a Semasc passou a responder também pelas políticas públicas voltadas ao esporte e lazer, passando a antiga Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer ao status de subsecretaria da pasta.

 

Diante da situação, os atendimentos em equipamentos sociais foram temporariamente suspensos de forma física no pico da pandemia, passando a atender de forma on-line e posteriormente com movimento reduzido, com distanciamento e os cuidados necessários nas estruturas. Pessoas em situação de rua foram atendidas com ações de higiene, cuidados com alimentação, vestuário e abrigo. Já os indígenas venezuelanos warao foram transferidos para um espaço maior, seguro e onde podem vivenciar sua cultura, localizado no bairro Tarumã, localizado na zona Oeste.