Subsecretaria Municipal de Políticas Afirmativas para as Mulheres

É responsável por formular e executar políticas e ações afirmativas voltadas para a prevenção, combate e enfrentamento à violência contra as mulheres, por meio da assistência social e jurídica, assim como o acompanhamento psicológico à mulher em situação de violência doméstica e familiar. A Subsecretaria também busca promover a emancipação feminina por meio da realização de cursos de qualificação, visando a geração de renda e o empreendedorismo, procedimentos necessários para viabilizar a superação das violências sofridas.

 

Em 2020, um total de mais de 13 mil mulheres foram beneficiadas com alguma ação da subsecretaria. Dentro desse números, temos 3.244 mulheres que foram atendidas em oito Ações de Cidadania, 608 mulheres em situação de violência doméstica ou familiar que foram cadastradas e o Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM) realizou 1.787 procedimentos, entre entrega de benefícios eventuais, entrega de kits de higiene, encaminhamento, acompanhamento e visitas domiciliares.

 

• Projeto Mulher Itinerante

Atendimento itinerante com emissão de documentos básicos e orientações pertinentes aos programas sociais, orientação psicossocial e jurídica, além de ações de embelezamento para a autoestima da mulher.

 

• Projeto Eu Cuido

Eventos voltados à prevenção da violência e das vulnerabilidades relacionadas à saúde da mulher, promovendo a sensibilização da população manauara, por meio de campanhas e ações que estimulam a atenção à saúde integral, assim como a prevenção das diversas formas de violência contra a mulher.

 

• Projeto Resgatando Marias

Realização de cursos nas áreas de Embelezamento, Culinária, Corte e Costura, Inglês, Artesanato e Empreendedorismo, com o objetivo de proporcionar a qualificação profissional às mulheres moradoras do município de Manaus, nas políticas de valorização da gestão econômica e de geração de renda familiar no âmbito do município.

 

• Projeto Você Pode

Cadastramento dos dados e documentos pessoais das mulheres assistidas no sistema de acesso do Sine Manaus, promovendo a empregabilidade.

 

• Projeto Empoderamento da Mulher

Mensuração das ações realizadas, tendo em vista a promoção do empoderamento da mulher atendida e acompanhada pela equipe técnica da Subsecretaria da Mulher, criando o 1º Índice de Empoderamento da Mulher no Brasil.

 

• Projeto Conscientizar para Mudar

Realização do Concurso Municipal de Redação sobre Violência contra a Mulher, com o objetivo de despertar o interesse pela promoção e defesa dos direitos das mulheres nos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino de Manaus, a partir das situações vivenciadas no contexto doméstico, de modo a estimular as expressões escritas e contribuir para a sua formação cidadã.